quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Data ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças

O Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância será lembrado amanhã, 15. A data é mais uma oportunidade para chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra a doença.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para o surgimento de 12.500 novos casos da doença em crianças e adolescentes. A necessidade de reforçar a atenção com relação a esse público se justifica também porque o câncer na infância é mais difícil de ser identificado pela semelhança entre os sintomas da doença com os de outras enfermidades que se manifestam nesse período da vida. 

O Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância foi instituído pela Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer (ICCCPO) e tem como objetivo promover a conscientização sobre o diagnóstico precoce da doença no público infantojuvenil.

Para dar suporte às crianças e adolescentes em tratamento oncológico, a AAPCMR conta com serviço de casa de apoio para receber pacientes e acompanhantes, além de iniciativas específicas para esse público.

Um dos principais projetos é o da Pedagogia Hospitalar, em funcionamento na Pediatria da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). Por meio da iniciativa, crianças e adolescentes em tratamento contam com o auxílio de duas pedagogas, cedidas pelo Estado do Rio Grande do Norte, que ajudam na assimilação do conteúdo escolar, uma vez que muitos pacientes infantojuvenis se afastam de suas atividades em razão da luta contra o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário