domingo, 24 de maio de 2020

UFRN: pesquisadores analisam impactos socioeconômicos da pandemia no RN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou o sumário executivo da pesquisa Impactos Socioeconômicos da Covid-19 no RN, que terá duração de um ano, com análises periódicas que contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas. 

De acordo com a UFRN, o sumário traz a síntese das discussões que vêm sendo realizadas com o objetivo de acompanhar a dinâmica da economia potiguar em meio à pandemia e propor diretrizes e ações que possam ser debatidas pela sociedade potiguar. Há ainda um diagnóstico com análise sobre a produção, emprego e auxílios federais, finanças públicas, diretrizes de ação econômica para o RN com sugestões de medidas para tratar com o governo federal, ações pactuadas com os demais estados da região via consórcio Nordeste e medidas a serem tomadas no âmbito estadual.

A pesquisa é realizada pelos professores e pesquisadores André Lourenço, Cassiano Trovão, Joelson Santos, Julia Araújo, Juliana Araújo, Luziene Macedo, Odair Garcia e Thales Penha. A partir da análise da Matriz de Insumo-Produto do Rio Grande do Norte, eles pretendem indicar setores para a formulação de políticas públicas, além de analisar as projeções de retração do PIB para o estado, geração de renda, infraestrutura e o mercado de trabalho no contexto da pandemia do novo coronavírus.

A produção foi disponibilizada para análise e discussão na Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Alern) e também para a governadora do Rio Grande do Norte, Secretaria de Planejamento e Finanças do RN (Seplan) e Secretaria Municipal de Planejamento de Natal (Sempla).

Nenhum comentário:

Postar um comentário