sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ezequiel inicia na Paraíba articulações entre as bancadas do Nordeste para defender recursos para obras da seca

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza inicia a articulação dos estados nordestinos pela Paraíba. A ideia é criar uma união entre as forças políticas dos estados do Nordeste, para viabilizar ações e políticas de recursos hídricos regional. Ezequiel esteve ao lado de uma comissão de deputados estaduais visitando as obras de transposição do Rio São Francisco, que integra o eixo Norte, Lote 7, no município de Cajazeiras (PB).
 
Em Cajazeiras, os deputados estaduais George Soares, Galeno Torquato e Gustavo Fernandes também integrantes da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte acompanharam a visita. Da Paraíba, o presidente interino da Assembleia, João Henrique e os deputados Galego de Souza e Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar. Os parlamentares estiveram na Barragem Boa Vista em São José de Piranhas (PB) e na Barragem de Caiçara, em Cajazeiras (PB).

De acordo com informações, as obras do Eixo Norte da transposição na parte da Paraíba estão praticamente concluídas, com quase 90% de sua totalidade pronta. Enquanto que as obras no estado do Ceará, que complementam as da Paraíba e são fundamentais para o escoamento das águas, estão com menos de 50%.

As obras de transposição do Rio São Francisco estão previstas para serem concluídas e entregues em 2017. O projeto contempla 477 quilômetros de canais, formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino. As obras garantirão segurança hídrica para 12 milhões de habitantes de 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário