domingo, 26 de julho de 2015

Bezerro nasce com duas cabeças em abatedouro público e se torna atração em cidade potiguar

JH - Um fato inusitado chamou a atenção nas redes sociais. Um bezerro com duas cabeças nasceu no abatedouro público de Assú, na região Oeste potiguar. De acordo com relatos de internautas, o animal nasceu nesta semana e virou uma atração na cidade. Infelizmente, após ter nascido, o bezerro não resistiu.

A disprosopia trata-se de uma doença rara, onde o animal possui uma duplicação do seu rosto na sua cabeça. O termo correto para explicar a anomalia é duplicação craniofacial. A patologia é causada pelo excesso de uma proteína responsável por determinar as características do rosto, levando a um segundo rosto espelhado. A falta dessa proteína leva a características faciais pouco desenvolvidas.

A demonstração da atuação da proteína responsável pela doença (SHH – sonic hedgehog) foi feita em laboratório. Foram introduzidas as proteínas em embriões de galinha, resultando em pintinhos com o bico duplicado. Já foi relatado esse tipo de anomalia em diferentes espécies. Os casos do porco “Ditto” e dos gatos “Frank e Louie” ficaram bastante conhecidos. Ambos os animais chegaram à idade adulta, surpreendendo os especialistas.
 
. Obs.: o que um animal prenhe estava fazendo no abatedouro público? Seria abatido mesmo nesta situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário