terça-feira, 18 de março de 2014

Curtissimas

Sessão Ordinária
Logo mais às 20 horas, a Câmara Municipal do Assú terá sessão ordinária. Na pauta, a concessão de titulo de cidadão assuense ao Reitor da Ufersa, além de alguns pronunciamentos dos nobres edis, acerca, acerca... bem, a Criméia é Russa e o prédio da antiga Telern 'pegou fogo'.
 
É de vera ou não é?
Há pouco mais de um semana o prefeito de Assú, Ivan Junior, esteve a visitar o gabinete da deputada federal Fátima Bezerra, na capital potiguar. Assunto? política claro, e o aceno do prefeito assuense no sentido de montar palanque para a deputada, na cidade dos poetas. Pois ééé... num é que dias depois a deputada retribuirá a visita e um palanque está sendo montado para ela! Será que a solenidade de sexta, em Assú, será a exteriorização deste aceno?
 
Cadê a prestação de contas?
O carnaval passou, as chuvas estão chegando e num é que ainda não se tem noticia de quanto a prefeitura do Assú economizou com a não realização dos festejos de momo, bem como não se tem a menor ideia de quanto este mesmo poder investiu, gastou... para minimizar o sofrimento do pobre homem do campo, com recursos próprios. A Promotoria de Assú não irá se pronunciar sobre o assunto, expedir recomendações neste sentido?
 
Violência ascendente
A violência anda assustando os moradores da cidade do Assú e de  todo o Vale. Diariamente há noticias de assaltos, furtos, assassinatos, tentativas... mas quase não se ouve falar em prisões, apreensões (pessoas, armas, drogas). Algo anda muito esquisito. As discussões sobre o assunto? Na última, um nobre vereador assuense opinou favoravelmente pela pena de morte, sem nem ao menos consultar a Constituição Federal e... sem buscar discutir a função do Estado e dele próprio neste processo todo. Por que a violência anda numa crescente? Que ações estão sendo realizadas para coibir esta onda ascendente? qual a motivação desta violência? Qual a função das estruturas federativas? estes questionamentos não interessam muito ao Estado míope.
 
Caic
O governo do estado do RN está investindo cerca de 2 milhões de reais na reforma do prédio do Caic de Assú, o qual abriga uma escola de nível fundamental, a Renato Caldas. O governo do estado do RN também mantem na cidade do Assú mais umas 2 outras escolas de nível fundamental, embora sabidamente 'se sabe' que este nível de ensino é de competência da municipalidade. No caso do Caic, prédio amplo, inúmeras salas, refeitório, quadra coberta... não seria o caso do governo do estado transformá-lo num Centro de Treinamento, formação, capacitação ou coisa do gênero, para os profissionais e alunos da rede estadual do Vale do Açu? Afinal, se teremos uma universidade na região, os alunos da rede pública precisam preparar-se para ocupar esse espaço.
 
Caic II
Tecnicamente, o município do Assú precisa assumir os espaços constitucionais que lhe cabe e as outras esferas governamentais, idem. A municipalização da Escola Renato Caldas, em que pese questões institucionais, propiciaria aos alunos e seus  responsáveis, mais tranquilidade, uma vez que as necessidades materiais, de equipamentos e até mesmo de discussão, teriam interlocutores e soluções mais próximas e menos burocráticas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário