quarta-feira, 16 de julho de 2014

Parnamirim:agencias bancárias terão de adotar medidas para garantir segurança dos clientes

Visando garantir a segurança de clientes, usuários e funcionários, foi sancionada pelo prefeito Mauricio Marques, de Parnamirim, lei que obriga as agencias bancárias, sociedade e cooperativas de crédito a instalar portas giratórias, com detector de metal, aparelhos bloqueadores de celular, como forma de diminuir atos criminosos, tais como a "saidinha de banco".


Além também proíbe o acesso de pessoas nesses locais usando capacete, chapéu, boné, touca ou quaisquer acessórios de chapelaria que impeçam a identificação pessoal e obriga a instalação de vidros laminados resistentes a impactos e a disparos de arma de fogo nas fachadas externas do nível térreo e nas divisórias internas das agências e postos de serviços bancários. 

Obriga, igualmente, a instalação de sistema de monitoração e prevenção eletrônicos de imagem em tempo real através de circuito interno de televisão, munido de câmeras com sensores capazes de captar imagens em cores e com resolução de qualidade técnica hábil a permitir a identificação de assaltantes, criminosos e suspeitos. As câmeras devem ser instaladas em todos os acessos destinados ao público.
Os bancos e instituições financeiras também serão obrigados a instalar divisórias opacas com altura de 2 metros entre os caixas, inclusive nos eletrônicos, para garantir a privacidade dos clientes durante as operações bancárias.

Por fim, a lei prevê a obrigatoriedade de vigilante armado nas dependências onde funcionem terminais de autoatendimento, durante o período em que esses equipamentos estejam funcionando, especialmente no horário compreendido entre 20 horas e às 6 da manhã. Os vigilantes deverão usar colete à prova de balas nível 4, portar arma de fogo e arma não letal autorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário