quinta-feira, 16 de abril de 2020

Governo desiste de Hospital de Campanha na Arena das Dunas

O “RN+Unido”, programa do Governo do RN que visa o enfrentamento e combate ao Covid-19 no âmbito do Estado, anunciou parceria para leitos e gestão com a Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer. 

A cooperação institucional entre as duas entidades faz parte do plano de ação do Governo do Estado, que age em diversas frentes no intuito de consolidar o aparato necessário para combater a pandemia, com transparência e cuidado com os recursos públicos.

A chamada pública que ergueria um hospital de campanha na Arena das Dunas foi inviabilizada por razões diversas. A principal delas foi o fato de as empresas habilitadas terem apresentado valores superiores aos praticados no mercado, algumas delas superiores aos R$ 60 milhões. Além de inadequadas com a racionalização da despesa pública, seria incompatível diante da realidade orçamentária do estado. Antes disso, diversas empresas foram desclassificadas por fugirem ao objeto do contrato.

Diante desse fato, a Liga Contra o Câncer, instituição reconhecida na área da saúde, apresentou um caminho alternativo compatível com as ações do Governo do Estado, tornando viável a contratação de todos os seus serviços, pelo período de seis meses em um valor total de um teto fixado em até R$ 40 milhões. Ou seja: o Estado pagará somente pelo serviço que for prestado e tendo esse valor como o máximo em valores a serem pagos. Serão disponibilizados 60 leitos, sendo 40 de UTI.

A ação atenderá pacientes acometidos pela pandemia na região metropolitana de Natal, a mais populosa da cidade. O mesmo exemplo está se dando com as medidas de regionalização de hospitais no interior do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário