sexta-feira, 10 de abril de 2020

IMD cria plataforma que será usada para Secretaria de Saúde gerenciar leitos no RN

Leitos de UTI instalados em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Sesap/DivulgaçãoO Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) desenvolveu uma plataforma que faz o gerenciamento inteligente dos leitos de hospitais, nas redes pública e privada, no Rio Grande do Norte. A tecnologia está sendo usada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN (Sesap).

A ferramenta permite que os gestores em saúde tenham informações, em tempo real, de quantos leitos as unidades de saúde do estado possuem em sua totalidade para atender casos da Covid-19. Segundo o IMD, a tecnologia informa ainda quantos leitos são destinados para pacientes com suspeita da doença, quantos para casos confirmados, quantos são de UTI e como está a ocupação de cada um deles.

Profissionais das próprias unidades de saúde vão alimentar a plataforma para que ela se mantenha atualizada. De acordo com o coordenador de fluxos assistenciais da Sesap, o médico Giordano Bruno dos Santos, todas as 56 unidades de saúde referenciadas para o atendimento de casos de Covid-19 no RN já estão cadastradas. Dessa forma, 367 leitos já estão sendo gerenciados.

O sistema também vai permitir de forma mais veloz perceber as unidades que estiverem no limite do número de vagas em relação à demanda de doentes, o que permitirá à Sesap reorganizar a destinação dos pacientes.

Diretor de Tecnologia da Informação do IMD e coordenador do projeto Sigsaúde, o professor Itamir Barroca desenvolveu o sistema com outras seis pessoas, entre professores e estudantes bolsistas. A primeira versão ficou pronta em três dias – a atual já está adaptada e melhorada, segundo o professor.

O Projeto SigSaúde tem como objetivo principal desenvolver uma plataforma computacional de dados clínicos voltada para otimização dos fluxos de trabalhos e integração de informações nos serviços de saúde da UFRN. Atualmente, a plataforma já possui várias funcionalidades implementadas e em uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário