terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

UFRN: professor escreve livro para auxiliar no ensino das ciências

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Thiago Emmanuel Araújo Severo, em parceria com o professor Jair Moisés de Sousa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), escreveu o livro Educação em Ciências e Pensamento Complexo. A obra foi publicada pela SEDIS-UFRN, por meio do Edital de Apoio à publicação de livros do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC-CE-UFRN).

Os textos que compõem o livro são frutos de diálogos nutridos durante processos de pesquisa, ensino e extensão entre professores/as e alunos/as de graduação e de pós-graduação da UFRN e da UFCG. São exploradas reflexões sobre experiências propositivas na formação de professores e cientistas, notadamente nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia. Como um modelo reduzido, estão representadas reflexões que marcam as trajetórias intelectuais e afetivas construídas longe do imobilismo das ideias e nos espaços de pensamentos que exercitam o ato de religar.

Uma das ideias centrais é investir em diálogos entre diferentes expressões da cultura para configurar espaços propositivos na formação de professores e professoras de Ciências e Biologia, tecidos em redes, diminuindo os abismos das especialidades entre campos do conhecimento, como as ciências e as artes. Nesse sentido, a obra está organizada em quatro atos: I – Religações: artes, ciências e espiritualidades; II – Metamorfoses das ciência; III – Experiências de formação; e IV – Ciências humanas.

O lançamento está previsto para o dia 18 de março, no entanto, o arquivo completo já pode ser acessado de forma gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário