sábado, 6 de fevereiro de 2021

Covid-19: MP e Defensoria recomendam vacinação de idosos antes de profissionais de saúde fora da linha de frente no RN

A Defensoria Pública, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal (MPF/RN) e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) emitiram uma recomendação conjunta às secretarias de Saúde do estado e do município de Natal sobre a continuidade do plano de vacinação contra a covid-19. Os órgãos dizem que idosos devem ser priorizados antes dos profissionais de saúde que não sejam da linha de frente.

O documento orienta, entre vários pontos, que, antes da realização de qualquer nova distribuição de doses de imunizantes contra a doença, a Secretaria Estadual de Saúde realize um diagnóstico dos quantitativos de doses da vacina aplicadas pelos municípios. A recomendação busca identificar e evitar “falhas na proporção de vacinas distribuídas e definir claramente o público que será alcançado pelos novos lotes e o quantitativo a ser distribuído por Município”.

A recomendação afirma que há insuficiência das doses remetidas pelo Ministério da Saúde, e, por isso, a Secretaria de Saúde de Natal deve se abster de manter a aplicação de vacinação para todo e qualquer profissional de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário