segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

UFRN: Darwin Weekend no Museu Câmara Cascudo celebra Teoria da Evolução

O dia 12 de fevereiro marca as comemorações do aniversário de nascimento de Charles Darwin em 1809. Mais de duzentos anos depois, a influência do naturalista inglês é tanta que os debates sobre sua obra devem durar um fim de semana inteiro. É o Darwin Weekend, promovido pelo Museu Câmara Cascudo (MCC) e outras seis unidades acadêmicas da UFRN. A programação começa já na quinta-feira (11) e segue até o domingo (14) com bate papos, paineis e atividades interativas para todas as idades. A proposta do evento é celebrar o legado a Teoria da Evolução em áreas tão distintas quanto a agricultura e a medicina. As inscrições estão abertas pelo Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas, o Sigaa. 

A programação reserva um tema para cada dia e inclui uma atividade para crianças no domingo. Tudo realizado à distância e com transmissão pelo Youtube e Facebook do MCC. Serão discutidos os impactos das teorias de Darwin sobre a biologia evolutiva, o papel das pesquisas em fósseis e as consequências para a história natural com a popularização das ideias. As atividades contam com a participação de pesquisadores da UFRN e de outras instituições, como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, as Universidades Federais da Bahia e do Rio de Janeiro, a Universidade São Paulo e a Universidade de Évora, em Portugal.

Entre os convidados, estão Rômulo Barroso, doutor em zoologia e professor na UFBA. Ele participa do bate-papo de abertura com o tema “Além da seleção natural”. Luciana Witovisk, bióloga, doutora em paleobotânica e professora no Museu Nacional/UFRJ, participa do painel “Terra e Vida em mudança”. Já Mario de Pinna, doutor em biologia evolutiva e professor titular do Museu de Zoologia da USP, discute com Mariana Galera, doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora, no painel “Pensamento Evolutivo, História Natural e Museus”.

A programação conta ainda com o Webinário “Aves e Evolução”, ministrado pelo estudante de biologia na UFRN, Glaudson Albuquerque, e com o bate-papo interativo “Como sabemos sobre a evolução, a aparência e o comportamento de seres pré-históricos?”, com os pesquisadores do DinoLab, da UFRN, Aline Ghilardi e Tito Aureliano. As duas atividades serão mediadas pela pedagoga Cristiana Moreira, do Museu Câmara Cascudo.

A programação é aberta e as inscrições podem ser feitas de forma individual em cada uma das atividades na página do evento no Sigaa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário