quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reunião da Femurn: choradeira

Amanhã diversos prefeitos norteriograndenses têm encontro marcado a partir das 10 horas da matina, no Hotel Maine, na terra de Câmara Cascudo.

A pauta do encontro é a ‘merminha’ de sempre: queda de FPM; caixa que não fecha; impossibilidade de cobrir a folha do 13º salário... essas coisas que sempre pautam as reuniões da Femurn, que também para manter a rotina, acontece sempre no mesmo lugar e na mesma hora.

Portanto, amanhã é dia de choradeira geral: o FPM de setembro de 2010 veio cerca de 20% menor do que o de setembro de 2009. Peeennse numa situação grave. Na verdade, gravíssima se levarmos em consideração que o RN possui alguns municípios que não possuem receitas próprias, sobrevivendo apenas dos repasses federais.

Pois é... nossos constituintes estaduais aprovaram a emancipação de um bocado de cidade, pensando apenas em como melhor  acomodar seus prosélitos e familiares e ai esqueceram de observar uma coisinha bem simples: a viabilidade econômica.

  • A cidade do Assú possui uma situação financeira impar: somente esse ano, a prefeitura municipal aumentou a folha de pagamento em mais de cinqüenta mil reais, através da criação de cargos comissionados. O ano passado, a PMA fez a mesma coisa, apenas com a ressalva que o acréscimo de valores para a mesma finalidade foi bem superior.

  • Portanto, há casos, e casos. A PMA, por exemplo, não tem do que reclamar, muito pelo contrário, dispõe de um secretário municipal para um conjunto de mil e poucos habitantes e se fizermos a proporção em relação ao número de cargos comissionados e terceirizados, viiixxxe maria. Queda de 20% de FPM para a cidade de Roque, soa como cantiga de ninar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário