sábado, 20 de março de 2021

Projeto nacional doa máscaras de ventilação não invasiva para pacientes com covid-19 no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu doação do projeto Mutirão, que atua na busca de soluções de baixo custo e alto impacto para o tratamento da Covid-19 e tem realizado doações em todo o País.

O Rio Grande do Norte recebeu 50 máscaras de ventilação não invasiva, desenvolvidas pelos especialistas voluntários do projeto a partir da adaptação de máscaras de mergulho. Elas serão destinadas ao tratamento de pacientes moderados e graves acometidos pela Covid-19. 

O equipamento reduz a necessidade de intubação e de ventilação mecânica, também servindo como suporte no desmame de ventilação para evitar reintubação. Entre as vantagens também está a redução do risco de contaminação dos profissionais de saúde, pois filtra o ar expelido pelo paciente. 

As máscaras serão entregues a 14 hospitais da rede estadual, nos municípios de Natal, Caicó, Pau dos Ferros, Apodi, Macaíba, Mossoró, João Câmara, Santo Antônio, Assu, São Paulo do Potengi e Currais Novos. 

O funcionamento é simples e necessita de uma fonte de O2 pressurizado, e a saída do ar contém um filtro HEPA que evita que o ambiente se contamine com a expiração do paciente. Um fisioterapeuta do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) fará, no dia 24, de forma virtual, um treinamento aos profissionais das unidades para a manipulação das máscaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário