sexta-feira, 5 de março de 2021

Campanha “Nós não vamos nos calar” promove debate e reação social no Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de março é a data que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Esta comemoração já é realizada há mais de 100 anos e surgiu da necessidade de jogar luz ao tratamento e esquema de carga de trabalho que as mulheres tinham na época de 1910.

Com o passar do tempo e a confirmação da data no calendário mundial, outros motivos foram se somando aos originais da causa feminina. Em 2021, após um ano do início da pandemia da Covid-19 – que fez com que todos parassem para observar o entorno -, o aumento significativo dos casos de violência doméstica contra a mulher fez com que essa data se firmasse ainda mais necessária.

Os números apresentados são alarmantes. Segundo publicação da Gênero e Número, as mulheres representam 67% das vítimas de violência física, somente no Distrito Federal esse número chegou a 75%.

Em 2020, o feminicídio cresceu 22% e a violência doméstica chegou a impactar 82 mil mulheres somente no estado de Minas Gerais. De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, a Central de Atendimento à Mulher, 180, chegou a ter um crescimento de 74,6% nos 12 meses passados. Com todas essas informações surgindo a necessidade de criar medidas que coloquem um fim nessa dor social se torna ainda mais essencial.

A campanha “Nós Não Vamos Nos Calar” já está nos corredores do Natal Shopping e surgiu em parceria com a Binder e a ONG Themis, referência nacional no apoio judicial às mulheres. A ação tem o objetivo de distribuir informação e auxílio para todas as mulheres nos quatro cantos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário